Em Destaque
Lançamento de livro, representatividade internacional e seminário sobre educação no campo são algumas das atividades dos professores nesta edição do Unisomos. Quer participar desse espaço? Envie sua informação para: assecom@uniso.br.
Lançamento de Livro
O professor Rodrigo Barchi, do curso de Filosofia, é um dos organizadores do livro recém-lançado “Música Extrema: ruídos, imagens e sentidos”, publicado pela Editora Pimenta Cultural.
Com 15 textos de autores de todo o Brasil e da Argentina, além de uma série de intervenções de artistas, a obra aborda as relações do que as autoras e autores chamam de Música Extrema com as mais diversas áreas do conhecimento, como educação, ecologia, história, sociologia, estudos da tradução, linguística, filosofia e movimentos sociais, entre outras.
A organização da obra foi feita em parceria com Cristiane Bahy (Universidade de Lisboa), Cristiano dos Passos (UFSC) e Lucas Martins Gama Khalil (Unir), com prefácio do professor Silvio Gallo (Unicamp).
O livro pode ser baixado gratuitamente e a versão impressa adquirida em livrarias e lojas virtuais. Os interessados também poderão fazer o empréstimo na Biblioteca da Uniso a partir de novembro.
Rodrigo Barchi também é professor convidado do Doutorado em Educação, Ciência e Arte, da Universidade Autônoma ‘Benito Juarez’ de Oaxaca (UABJO-México). Nos dias 12 e 13 de outubro, ele realizou um seminário online com professores e estudantes da universidade mexicana sobre a temática, abordando sua realidade nacional e global.
Baixe o livro: https://www.pimentacultural.com/livro/musica-extrema
Participação Internacional
O professor Tadeu Rodrigues Iuama, dos cursos de Jogos Digitais e Design, participou do “Transformative Play Initiative Seminar 2022: role-playing, culture & heritage”, promovido nos dias 20 e 21 de outubro, pela Universidade de Uppsala (Suécia).
Ele foi convidado para falar no encerramento do evento, nomeado “Rumo à Semana de Arte Pós-Moderna: reflexos antropofágicos nas cenas larp brasileiras”, uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O assunto faz parte de sua pesquisa de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, sob supervisão da professora Míriam Cristina Carlos Silva.
O evento marca ainda a participação internacional do grupo de pesquisas em Mídias Lúdicas (MiLu) da Uniso, coliderado por Tadeu e pela professora Thífani Postali.
O evento aconteceu no câmpus Goatland, na cidade de Visby, também com transmissão online, com o apoio da UNESCO.
Comunicação e Cultura
A professora Thífani Postali participou de três eventos internacionais em setembro e outubro. Ela é coordenadora do curso de Jogos Digitais e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura – Mestrado e Doutorado, além de ser Diretora Regional Sudeste da Rede de estudos e pesquisa Folkcom.
Em setembro, ela participou do XVI Congresso ALAIC 2022, da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação, em Buenos Aires, na Argentina, com apresentação de pesquisa a respeito da comunicação popular urbana em Sorocaba.
Em outubro, a professora desembarcou em Portugal, participando como conferencista do Encontro Internacional de Folkcomunicação, seguida de apresentação de pesquisa no Congresso Ibero-Americano de Comunicação (Ibercom), ambos na Universidade do Porto.
Educação no Campo em debate
A Uniso foi parceira na realização do Seminário Nacional da Rede Educação Especial do Campo, que debateu a realidade educacional das pessoas com deficiência nesse ambiente, como agricultores, assentados e acampados, indígenas, ribeirinhas, entre outras.
O professor João Henrique da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação, participou como palestrante, enquanto a funcionária Samanta Mara do Nascimento Almeida, do Núcleo de Acessibilidade, participou como intérprete de libras nas mesas de abertura e encerramento.
O evento aconteceu em agosto, no formato virtual, com palestras e apresentação de trabalhos, reunindo profissionais de instituições públicas e privadas de todo o país.